terça-feira, 18 de março de 2008

"Rapidinhas"



Caros leitores (se é que existem) para que não digam que não colaboro neste "maravilhoso" blog, e aproveitando a onda da publicidade miserável e dos slogans ridículos já iniciada no post anterior venho falar-vos da pior campanha publicitária portuguesa de sempre. Sim, a campanha das minis da Super Bock que dá pelo título de Rapidinhas!
Em termos gerais a campanha funciona da seguinte maneira: pega-se num nome, frase, expressão, ditado popular e procura-se enfiar, por vezes à força, a palavra "rapidinha" lá no meio. Este método dá origem a nomes fantásticos como, por exemplo "A cidade das sete rapidinhas" (Lisboa, tá-se mesmo a ver!), "Rapidocas", "Das docas a Santos é só uma rapidinha" e o meu preferido, de uma subtileza ímpar, arquitectado pelo maior génio da publicidade de sempre (só pode!), "Et Pluribus Rapidinhae". Extraordinário! (É de notar os conhecimentos de latim do inventor deste slogan, em vez de rapidinha temos a palavra, que certamente lhe deu origem, "Rapidinhae", palavra muito usada na Roma antiga, sobretudo por Júlio César, esse grande malandreco)
Não, agora a sério, é a pior campanha publicitária de que me lembro e temos que gramar com GRANDES cartazes com essas frases escarrapachadas em GRANDES letras brancas.
Não me interpretem mal, não me sinto ofendido pela palavra rapidinha, é mesmo pelo falta de graça da campanha!
E assim termino esta minha intervenção. Espero que tenham gostado e que agora não me moam o juízo a dizer que não participo. Beijinhos e abraços

9 comentários:

CVD disse...

Muito bem..mas lembra-te de que depois deste post é que já não gnahmos mesmo os Super Bock Blog Awards... lol.
Finalmente mais um dos nossos autores acordou e em grande estilo é preciso que se diga... os outros que se cheguem é frente agora!!

Parabéns!

JGVD disse...

Se fores ao site da super bock vês que nem sequer lá aparecemos por isso mais vale declarar-lhes guerra aberta!

CVD disse...

permite-me só que discorde de duas coisa:
1ª a não utilização da palavre reclame é grave;
2ª Há uma campanha que consegue ser pior, o "fiu fiiiuuu" da sagres para fazer frente à rapidinha bate todos os recordes de brejeiriçe e foleirada!!!
(Além de que a cerveja, cá na minha humilde opinião, também é pior que a Super Bock)

Estou a dar graxa aos gajos para ver se ainda nos aceitam...chiiiuuuu!

Mariana disse...

Rapidocas. (o meu preferido)

Mas de facto tens toda a razão. Vamos esperar que não apliquem a mais sitio nenhum.

RapidEIRAS (em Oeiras)

S. Domingos de RapidANA (hm ?)

Paço de Rapid'Arcos (por favor não façam isso.)

não sei. mas tenho medo.

JGVD disse...

Mariana tás lá! É esse o espírito da campanha, quanto menos inteligente melhor. No outro dia ia a passar em Santos e vejo um que não tinha visto antes, "És a rapidinha da noite". Deprimente!

perdigota disse...

Realmente, a publicidade deixa (muito) a desejar, mas se estamos a falar de publicidades que deixam a desejar não posso de deixar de referir o "Movimento Hetero" da cerveja Tagus (passe a publicidade). Porque se as "Rapidocas" são infelizes, a publicidade da Tagus era puro mau gosto.
Já agora aproveito para deixar um tema em aberto, porque já se tornou óbvio que as companhias cervejeiras não investem tanto como deviam em publicidade (obviamente, se não não tínhamos assunto, né??). Será este um sintoma cervejeiro? Ou são os vapores alcoólicos que lhe afectam os neurónios?
Para finalizar (e correndo o risco de parecer um futuro membro dos AA) a publicidade da Super Bock é má, mas ao menos a cerveja é boa! Já da Tagus não se pode dizer (de longe) o mesmo!

perdigota disse...

Lmebrei-me agora de outra... A d Parvónia (Media Markt). Porque se os escuteiros se revoltaram e conseguiram retirar a figura do escuteiro da publicidade, o meu cérebro revoltou-se e queria era apagar a publicidade da minha memória!

JGVD disse...

Esse da Parvónia também é muito mau mas mesmo assim a publicidade da cerveja é pior, temos sempre aquele trunfo na manga chamado: "fiu fiuuu".
Aliás começo a achar que as empresas que fazem publicidade para as marcas de cerveja estão combinadas com as associãções de combate ao alcoolismo ou mesmo os tão famosos AA's.

Anónimo disse...

Ñ vejo nada de mal nesta publicidade...achei até bastanto engraçada, principalmente esta última, o casal de namorados...muito bem feita :)

Vi aquilo vezes sem conta.